segunda-feira, 27 de março de 2017

Pasta de Berinjela (babaghanoush )


Sabe aquela receita que a gente faz 1, 2, 20 vezes e  não enjoa? BABAGHANOUSH é uma delas.
Gosto de ter na geladeira aos finais de semana, pois é ideal para aperitivo, boa conversa, uma taça de vinho.
Super fácil.
Experimente.


Esta clássica receita árabe é ideal para começar uma refeição saudável. Um patê de berinjela, de sabor defumado, textura cremosa e que vai bem com pepino e cenoura em palitinho e, também, espalhado no pão sírio, torradas...

Ingredientes

2 berinjelas 
1 dente de alho picado
1 colher (sopa) de salsinha picada bem fininho
suco de 1 limão 
3 colheres (sopa) de tahine (pasta de gergelim, encontrada em casas de produtos árabes)
sal a gosto




Modo de Preparo

1. Com um garfo,(ou palito de madeira para churrasco)  espete uma berinjela. Acenda a chama de uma das bocas do fogão e aproxime a berinjela do fogo. À medida que a casca for queimando, vá virando a berinjela para que ela queime por igual. Este procedimento faz com que a berinjela fique com um gostinho de defumada, o que é essencial para a receita. Repita a operação com a outra berinjela. 






 
2. Quando as berinjelas esfriarem, corte-as ao meio no sentido do comprimento e retire toda a polpa com uma colher. Despreze as cascas e transfira a polpa para uma peneira. Deixe escorrer.

2. Numa tigelinha, bata a tahine ( pasta de gergelin)com o suco de limão até obter uma consistência pastosa. Junte o alho picado, a salsinha, a polpa de berinjela, tempere com sal e misture bem.

3. No processador de alimentos ou no liquidificador, bata a mistura até formar uma pasta lisa. Conserve na geladeira até a hora de servir.





Bom apetite!

Beijo da Gu

Um comentário: